Seguidores

VISITE MINHA PÁGINA DE MENSAGENS E CLIK EM "CURTIR"

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Meu almoço do domingo

Domingo eu estava inpirada e caprichei,fiz uma salada de grão de bico com bacalhau,um bacalhau de forno e um assado de panela,vou passar a receitinha sem muita medida certa,sou meia no olhomêtro.Vamos lá.
Salada de grão de bico com cabacalhau


Coloquei o grau de bico de molho na geladeira de sábado à noite pra domingo,o bacalhau pegou carona,ficou de molho mas,em outra vasilha.Quando voltei da missa, depois de tomar meu café na padaria ,lá pelas 10 horas,coloquei a mão na massa.Pus o grão de bico na panela de pressão e em 20 ou 30 minutinhos estava pronto,deixei esfriar e tirei toda aquela chata,mas nescewssária pele.O bacalhau estava no ponto,era aquelas postas grossas sem espinha,aqui acolá agente merece,coloquei o bacalhau no forno com bastante azeite,cebola,pimentão,Verde e vermelho e deixei ficar no ponto de um assado,não esqueci nosso coentro,tudo na medida certa...olhômetro.Coloquei em uma saladeira grande espçosa os grãos de bico e em seguida o bacalhau que perfumava todo ambiente,misturei bastante e ainda quente,coloquei um pouco de pimenta,salsa,azeitona preta,palmito,reguei com tudo com azeite,não esqueci o ovo cozido,fiz uma outra salada verde para acompanhar um bom vinho e vamos saborear enquanto fica pronto o assado de panela e o outro bacalhau que serão degustados com arroz branco,a carne entrou apenas porque tínhamos uma visita diabética,faz hemodiálice e não comia bacalhau,enquanto isso ela saboreava a salada verde com banana maçã.Temos que respeitar os convidados.
Bacalhau de forno
Em pirex comprido e fundo,coloquei rodelas de batata crua,finas,com bastante azeite e por cima ervas desidratadas,depois o bacalhau em posta,cebolas em rodelas cobrindo o bacalhau,pimentão verde,vermelho e amerelo em tiras largas,azeite bastante,coentro picado,salsa,cobri com papel alumínio,ficou dos deuses.
O assado de panela

A carne era chã de dentro,limpei,furei temperei com alho,vinagre,sal e gril e deixei marinar por 1 hora mais ou menos.Pequei uma panela funda coloquei um 1/2 litro de oleo,deixei esquentar bem coloquei a carne sem a salmora só ela,assaou de um lado, virei sem furar,assou dos dois lados, tirei a metade do óleo,coloquei a salmora e todos os temperos,verdura-tomate,cebola,pimentão tudo picado e fui furando a carne com um garfo grande,o sangue vai saindo,a agua já estava à parte fervendo,então dispejei dentro cobrindo toda carne,ela vai cozinhando e eu vou virando furando quando estar na metade do caldo eu tiro a carne,corto em fatias,não pequena porque é pra almoço e praticamente prato único,ponha uma batata em rodelas grossas,coloco de volta na panela e deixo ferver até reduzir todo o caldo ,ela fica com o oleo que começou mais bem grosso devido os temperos.Eu adoro saborear com nossa farofinha,feita lá com a gordura tirada da carne e com um arroz refogado com macarrão veja a receita.
Arroz com macarrão
lave o arroz,eu aqui faço 2 xícaras
Na panela coloque umas 2 colheres de oléo
o macarrão comprido,não presta talharim,você tira assim uns 10 fios daquele,quebra miudinho e coloca no oleo e fica mexendo,para ele torrar sem queimar,coloca umas 2 colheres de cebola picada,refoga,coloca o arroz, o sal joga a gua quente e deixa cecar,é pra matar o guarda de bom.
obs.do almoço pro jantar ele é ainda mais saboroso.
E assim fizemos nosso almoço,o bacalhau foi um presente de um portugues que veio ao Brasil,e el trouxe o grão de bico,o azeite e o vinho,não tem preguiça de cozinhar no domingo que resista.
Foi maravilhoso.

Nenhum comentário:

a href="http://oficina-do-gif.blogspot.com/" target="_blank">

aniversário minha filha Karla.

aniversário minha filha Karla.

minha família

minha família

Minha família,falta minha caçulinha.

Minha família,falta minha caçulinha.

bons tempos,almoço na praia.

bons tempos,almoço na praia.