Seguidores

VISITE MINHA PÁGINA DE MENSAGENS E CLIK EM "CURTIR"

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Os nutrientes das frutas.




 Banana
A banana, principalmente a prata, dentro do contexto atual alimentar e nutricional, é uma fruta com características originais e peculiares.
Energética, fácil de consumir e rapidamente digerida - em menos de duas horas -, a banana é recomendada para todas as idades.
Para os bebês é um alimento privilegiado devido sua diversidade de nutrientes. É base de muitas formulações para crianças de primeira idade (baby foods).
As crianças, de uma maneira geral, aceitam as bananas voluntariamente, podendo-se reforçar as merendas escolares, por exemplo
Para os esportistas são indicadas pela sua riqueza em glicídios (açúcares), vitaminas do grupo B, potássio e magnésio, elementos importantes para um bom desempenho muscular.
Para os adultos ela pode isoladamente constituir ou complementar uma refeição rápida e agradável.

Saudável, a banana pode auxiliar na manutenção das defesas imunológicas graças aos seus aportes de vitaminas C e B, em minerais e em oligo-elementos variados (zinco, cobre, manganês, selênio etc.) 



Você sabia que a goiaba ajuda a fortalecer o sistema imunológico contra o câncer
Você sabia que a goiaba ajuda a fortalecer o sistema imunológico contra o câncer
Geralmente costuma-se procurar a laranja para abastecer o corpo de vitamina C, mas fique você sabendo que a goiaba é quase 5x mais potente no nutriente.
A vitamina C é um antioxidante, que evita a lesão das membranas celulares, combatendo a ação dos radicais livres. Esses vilões provocam o envelhecimento precoce das células e assim, favorecem o desenvolvimento de diversas doenças. Em outra palavra, isso significa que quanto mais vitamina C, mais imune o corpo fica.


A ingestão deste nutriente contribui para a proteção contra o câncer, melhora o sistema imunológico, oferece proteção contra infecções, fadiga, processos alérgicos e hemorragias. A goiaba apresenta lugar de destaque entre as frutas tropicais, principalmente devido ao seu valor nutritivo, ela conta com teores de vitaminas A e B, açúcar, ferro, cálcio e fósforo superiores à maioria das frutas, além de ser rica em fibras solúveis.

 
As diferenças entre os dois tipos de goiabas, vermelha e branca, vão além da polpa. A branca tem casca esverdeada e a vermelha tem casca amarelada. No quesito de qualidade de nutrientes, a branca deixa a concorrente para trás. Em relação a vitamina C, principal benefício oferecido pela fruta, são 80,1 mcg contra 45,6 mcg da vermelha. Analisando a quantidade de potássio (220 mcg) e fósforo (16 mg), os índices também são maiores na versão mais clara da fruta. Além disso a goiaba branca possui vitamina A, nutriente não oferecido pela vermelha. Mas não pense que este segundo tipo sai perdendo na briga. Ele conta com um poderoso aliado, o licopeno, que quando absorvido pelo organismo, ajuda a frear os efeitos nocivos dos radicais livre, que atacam as células saudáveis do corpo e contribuem para o surgimento de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
Então você já sabe, seja qual for o tipo de goiaba, elas são ricas em vitamina C, e fazem bem a saúde.
Laranja
Laranja
As laranjas são uma das frutas mais procuradas em todo o mundo, não só pelo seu bom gosto, mas também por seu valor nutricional. É uma rica fonte de ácido ascórbico (vitamina C), ácido fólico, vitamina B6, flavonóides, pectina e fibra alimentar. Contém também uma quantidade significativa de minerais como o sal de potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre, etc. Pode ser de grande ajuda em muitas doenças, como hipertensão arterial, endurecimento das artérias, prisão de ventre, escorbuto, doenças do coração e úlcera estomacal. Além disso, contém antioxidantes, que são eficazes na proteção do organismo de radicais livres nocivos.


Hoje em dia, muitas pessoas não deixam de colocar a laranja em suas dietas diariamente, por ser uma fonte barata de vitamina C, que é uma vitamina essencial para o organismo. Pelo fato dos seres humanos não produzi-la é de fundamental importância consumi-las (Vitamina C ajuda o corpo a crescer, curar feridas e combater as infecções).
Acredita-se que a laranjeira é nativa originalmente do Vietnã, Índia e sul da China. Atualmente ela é cultivada em áreas tropicais e subtropicais de todo o mundo, especialmente no Brasil e nos Estados Unidos, que juntos representam grande parte da produção mundial. Em cada região há muitas variedades diferentes de laranja, que diferem principalmente pelo sabor que varia do doce ao amargo. São utilizadas e consumidas de diversas formas.

 
A fruta descascada é comumente consumida fresca, ou espremida para preparo de suco. Geralmente a casca é transformada em ração animal. A flor de laranja que é extremamente perfumada, em muitos países é tradicionalmente associada com boa sorte. Por isto tem sido muito utilizada em buquês de noiva e coroas de cabeça para casamentos. A essência extraída da flor de laranjeira é um componente muito utilizado na fabricação de perfumes.
                      O Caju


Do caju, você só come a castanha? Pois não sabe o que está perdendo. O pseudofruto (a polpa é, na verdade, um tipo de caule) tem uma quantidade absurda de vitamina C, a laranja, coitada, perde feio - e de compostos fenólicos.

"A altíssima concentração dessas substâncias garante a ele um ótimo poder de fogo contra os radicais livres, ajudando a retardar o envelhecimento da pele e barrar o aparecimento de doenças", diz a nutricionista Elma Regina Wartha, que dedicou sua tese de doutorado ao caju.
Tipicamente brasileiro, ele também é rico em fibras, ácido fólico (previne fraqueza e irritabilidade), vitaminas do complexo B (evitam dermatite e até memória fraca) e outras duas célebres vitaminas antioxidantes, a A e E.
Ainda tem potássio, ferro e cálcio e quase nada de calorias: 56 46 numa unidade grande (100 g). Se você não gosta do caju puro, vá de suco: bata a polpa de três cajus (retire a castanha e a ponta mais estreita) com 1 litro de água, adoçante a gosto e suco de 1 limão. Coe e sirva gelado.

Nenhum comentário:

a href="http://oficina-do-gif.blogspot.com/" target="_blank">

aniversário minha filha Karla.

aniversário minha filha Karla.

minha família

minha família

Minha família,falta minha caçulinha.

Minha família,falta minha caçulinha.

bons tempos,almoço na praia.

bons tempos,almoço na praia.