Seguidores

VISITE MINHA PÁGINA DE MENSAGENS E CLIK EM "CURTIR"

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Meu almoço do domingo

Domingo eu estava inpirada e caprichei,fiz uma salada de grão de bico com bacalhau,um bacalhau de forno e um assado de panela,vou passar a receitinha sem muita medida certa,sou meia no olhomêtro.Vamos lá.
Salada de grão de bico com cabacalhau


Coloquei o grau de bico de molho na geladeira de sábado à noite pra domingo,o bacalhau pegou carona,ficou de molho mas,em outra vasilha.Quando voltei da missa, depois de tomar meu café na padaria ,lá pelas 10 horas,coloquei a mão na massa.Pus o grão de bico na panela de pressão e em 20 ou 30 minutinhos estava pronto,deixei esfriar e tirei toda aquela chata,mas nescewssária pele.O bacalhau estava no ponto,era aquelas postas grossas sem espinha,aqui acolá agente merece,coloquei o bacalhau no forno com bastante azeite,cebola,pimentão,Verde e vermelho e deixei ficar no ponto de um assado,não esqueci nosso coentro,tudo na medida certa...olhômetro.Coloquei em uma saladeira grande espçosa os grãos de bico e em seguida o bacalhau que perfumava todo ambiente,misturei bastante e ainda quente,coloquei um pouco de pimenta,salsa,azeitona preta,palmito,reguei com tudo com azeite,não esqueci o ovo cozido,fiz uma outra salada verde para acompanhar um bom vinho e vamos saborear enquanto fica pronto o assado de panela e o outro bacalhau que serão degustados com arroz branco,a carne entrou apenas porque tínhamos uma visita diabética,faz hemodiálice e não comia bacalhau,enquanto isso ela saboreava a salada verde com banana maçã.Temos que respeitar os convidados.
Bacalhau de forno
Em pirex comprido e fundo,coloquei rodelas de batata crua,finas,com bastante azeite e por cima ervas desidratadas,depois o bacalhau em posta,cebolas em rodelas cobrindo o bacalhau,pimentão verde,vermelho e amerelo em tiras largas,azeite bastante,coentro picado,salsa,cobri com papel alumínio,ficou dos deuses.
O assado de panela

A carne era chã de dentro,limpei,furei temperei com alho,vinagre,sal e gril e deixei marinar por 1 hora mais ou menos.Pequei uma panela funda coloquei um 1/2 litro de oleo,deixei esquentar bem coloquei a carne sem a salmora só ela,assaou de um lado, virei sem furar,assou dos dois lados, tirei a metade do óleo,coloquei a salmora e todos os temperos,verdura-tomate,cebola,pimentão tudo picado e fui furando a carne com um garfo grande,o sangue vai saindo,a agua já estava à parte fervendo,então dispejei dentro cobrindo toda carne,ela vai cozinhando e eu vou virando furando quando estar na metade do caldo eu tiro a carne,corto em fatias,não pequena porque é pra almoço e praticamente prato único,ponha uma batata em rodelas grossas,coloco de volta na panela e deixo ferver até reduzir todo o caldo ,ela fica com o oleo que começou mais bem grosso devido os temperos.Eu adoro saborear com nossa farofinha,feita lá com a gordura tirada da carne e com um arroz refogado com macarrão veja a receita.
Arroz com macarrão
lave o arroz,eu aqui faço 2 xícaras
Na panela coloque umas 2 colheres de oléo
o macarrão comprido,não presta talharim,você tira assim uns 10 fios daquele,quebra miudinho e coloca no oleo e fica mexendo,para ele torrar sem queimar,coloca umas 2 colheres de cebola picada,refoga,coloca o arroz, o sal joga a gua quente e deixa cecar,é pra matar o guarda de bom.
obs.do almoço pro jantar ele é ainda mais saboroso.
E assim fizemos nosso almoço,o bacalhau foi um presente de um portugues que veio ao Brasil,e el trouxe o grão de bico,o azeite e o vinho,não tem preguiça de cozinhar no domingo que resista.
Foi maravilhoso.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

DICAS SOBRE OVOS

COMO SABER SE ELES ESTÃO FRESQUINHOS?

  1. Coloque o contra a luz. Se ele parecer denso e escuro por igual,é fresco.Mas, se tiver uma parte que parece oca,não é fresco.
  2. Coloque o ovo num copo com àgua e sal.Se ficar parado no fundo,é fresco.Se ficar no meio, é mais ou menos fresco.Mas se ele boiar,jogue fora:é um ovo velho.(grave assim:AFUNDOU USE,BIOU,JOGUE FORA)
  3. DICAS DE CULINÁRIA
 A)-Ao bater as claras em neve, use-as imediatamente para que não formem água.Mas,se isso acontecer,acrescente1/3 colher(chá) de açúcar para cada clara e bata novamente.

b)-nunca acrescente os ovos diretamente a uma mistura quente para não talhar.Espere esfriar e junte o ovo,ou então coloque uma pequena quantidade da mistura quente sobre o ovo,mexa bem e adicione ao restante.

c)-Nas receitas, não utilize ovos gelados ou recém-retirados da geladeira,porque não se  misturam com facilidade.

d)-Para obter uma omelete bonita,você deve pôr o sal depois que os ovos estiverem bem batidos.Se o sal for adicionado antes de bater os ovos, a omelete não estufa e desmancha com facilidade.

e)-Se a clara batida não endurecer,junte algumas gotas de limão ou uma pitada de sal.

f)-Quando for misturar claras batidas em neve a outros e ingredientes,faça-o no útimo momento,com movimentos suaves,de baixo para cima,para que as bolhas de ar(que dão consistência às claras em neve) não se arrebentem.

g)Os ovos poché são dúvidas mais saborosos quando apenas as claras endurecem.para isso,depois de colocá-los na água,acomode as claras com um garfo, para que se espalhem.Só depois tampe a frigideira..

h)nunca quebre um ovo sobre outros ingredientes  sem olhar.Verifique primeiro se o ovo  está fresco.

i)Ao cozinhar um ovo rachado,basta por uma colher de sal ou vinagre na àgua ou pouco de suco de limão na fenda para que não escape da casca.

j)Quando cortar ovos em rodelas,mergulhe antes a faca em àgua fervente,pois assim eles não esfarelam.

DICA IMPORTANTE:PARA SEPARAR A GEMA DA CLARA, DEVE-SE QUEBRAR A CASCA BEM NO MEIO,BATENDO-A CONTRA A BEIRADA DE UMA VASILHA.PEGUE MEIA CASCA EM CADA MÃO,FAZENDO COM QUE A GEMA FIQUE NUMA DAS METADES, ENQUANTO A CLARA ESCORRE PARA UM PRATO. fAÇA A GEMA PASSAR COM CUIDADO DE UMA METADE DA CASCA PARA OUTRA.ATÉ A CLARA SE DESPRENDER TOTALMENTE.




VOCÊ SABIA QUE?
***a água em que se cozinham ovos é ótima para regar as plantas?isso porque,durante o cozimento,ela retirta o cálcio da casca.

***o maior ovo de aveconhecido pertence à ave- elefante,já extinta, e que seu conteúdo chegava aos 9 litros?

***a clara de ovo,misturada com cal em pó, é uma ótima cola para porcelana?

***a casca de ovos baidas no liquidificador são um dos melhores afiadores para lâminas de metal?

***o menor ovo de ave é do beija-flor,e que pes 0,5g?

***as cascas moídas, misturadas com a terra das plantas,são um adubo maravilhosos?

***o maipor ovo de galinha conhecido foi botado por um exemplar da raça Leghorn,nos Estados Unidos, e pesava 454g?

***o record de comendor de ovos é de um inglês que comeu 14 ovos cozidos em 58 segundos?

***um só ovo de avestruz pode dar uma omelete com 60cm de diâmetro e é suficientemente grande para que possam comer vinte pessoas?

***a Dinamarca é o maior produtor de ovos do mundo?

***as galinhas mais novas botam ovos com a clara mais espessa e a casca mais grossa? 

            TIRE A MANCHA RAPIDINHA

***Se o tecido não for lavável, como veludo,por exemplo,raspe e apenas umedeça o lugar da mancha com àgua salgada.Depois,passe um produto para limpeza a seco.

***Para tirar mancha de talheres,esfregue-os com sal de cozinha ou limão.Enxague com água fria.

***O ovo deixa um cheiro ruim nos metais.Para eliminá-lo,acrescente uma gota de amoníaco à agua de  enxágue.

***Quando alguma coisa mancha com clara de ovo,não deixe secar.Lave imediatamente com água morna.
(Pesquisado do livro,ALMANARQUE DE COZINHA.Laura Conti- de 1994).

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Bolo de chocolate sem farinha com cobertura de creme de limão

E é perfeito para aqueles que gostam de praticidade extrema: ele é feito no liquidificador e não leva nem farinha, nem fermento! Vamos para a cozinha?




Ingredientes:



Bolo

1 lata de leite condensado,

1 caixa de creme de leite,

½ lata de chocolate em pó (use a lata de leite condensado como medida)

3 ovos
Creme de limão

½ lata de leite condensado

2 limões com bastante suco

Modo de fazer:

- Comece misturando todos os ingredientes do bolo no liquidificador. Bata por aproximadamente 10 minutos.
- Despeje essa massa em uma forma com furo no meio, devidamente untada com manteiga e polvilhada com chocolate (assim seu bolo não fica com a marca branca de farinha).
- Leve o bolo para o forno em temperatura média por 30 a 40 min ou até que no teste do palitinho saia uns pedaços de massa, e não a massa líquida.
- Enquanto o bolo estiver no forno, misture o leite condensado com os limões (pode ser na mão mesmo) e use esse creme para fazer a cobertura do seu bolo.

Obs: Essa receita rende um bolo médio. Ela realmente não leva nem farinha nem fermento.

Esta copia foi do Yahoo,caso não permita avise-me que deleto.
Por Camilla Rezende, do Na Minha Panela

Yahoo! Brasil – qua, 14 de set de 2011 18:31 BRT


..
 

Fotos do chefe Davi de Salvador e de Maria Reimão de Curitiba

 Ilustrando meu blog
 Admiro muito o trabalho destes dois artistas na arte das frutas.




Gelado de Abacaxi

RECEITA - TORTA DE ABACAXI

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Os nutrientes das frutas.




 Banana
A banana, principalmente a prata, dentro do contexto atual alimentar e nutricional, é uma fruta com características originais e peculiares.
Energética, fácil de consumir e rapidamente digerida - em menos de duas horas -, a banana é recomendada para todas as idades.
Para os bebês é um alimento privilegiado devido sua diversidade de nutrientes. É base de muitas formulações para crianças de primeira idade (baby foods).
As crianças, de uma maneira geral, aceitam as bananas voluntariamente, podendo-se reforçar as merendas escolares, por exemplo
Para os esportistas são indicadas pela sua riqueza em glicídios (açúcares), vitaminas do grupo B, potássio e magnésio, elementos importantes para um bom desempenho muscular.
Para os adultos ela pode isoladamente constituir ou complementar uma refeição rápida e agradável.

Saudável, a banana pode auxiliar na manutenção das defesas imunológicas graças aos seus aportes de vitaminas C e B, em minerais e em oligo-elementos variados (zinco, cobre, manganês, selênio etc.) 



Você sabia que a goiaba ajuda a fortalecer o sistema imunológico contra o câncer
Você sabia que a goiaba ajuda a fortalecer o sistema imunológico contra o câncer
Geralmente costuma-se procurar a laranja para abastecer o corpo de vitamina C, mas fique você sabendo que a goiaba é quase 5x mais potente no nutriente.
A vitamina C é um antioxidante, que evita a lesão das membranas celulares, combatendo a ação dos radicais livres. Esses vilões provocam o envelhecimento precoce das células e assim, favorecem o desenvolvimento de diversas doenças. Em outra palavra, isso significa que quanto mais vitamina C, mais imune o corpo fica.


A ingestão deste nutriente contribui para a proteção contra o câncer, melhora o sistema imunológico, oferece proteção contra infecções, fadiga, processos alérgicos e hemorragias. A goiaba apresenta lugar de destaque entre as frutas tropicais, principalmente devido ao seu valor nutritivo, ela conta com teores de vitaminas A e B, açúcar, ferro, cálcio e fósforo superiores à maioria das frutas, além de ser rica em fibras solúveis.

 
As diferenças entre os dois tipos de goiabas, vermelha e branca, vão além da polpa. A branca tem casca esverdeada e a vermelha tem casca amarelada. No quesito de qualidade de nutrientes, a branca deixa a concorrente para trás. Em relação a vitamina C, principal benefício oferecido pela fruta, são 80,1 mcg contra 45,6 mcg da vermelha. Analisando a quantidade de potássio (220 mcg) e fósforo (16 mg), os índices também são maiores na versão mais clara da fruta. Além disso a goiaba branca possui vitamina A, nutriente não oferecido pela vermelha. Mas não pense que este segundo tipo sai perdendo na briga. Ele conta com um poderoso aliado, o licopeno, que quando absorvido pelo organismo, ajuda a frear os efeitos nocivos dos radicais livre, que atacam as células saudáveis do corpo e contribuem para o surgimento de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
Então você já sabe, seja qual for o tipo de goiaba, elas são ricas em vitamina C, e fazem bem a saúde.
Laranja
Laranja
As laranjas são uma das frutas mais procuradas em todo o mundo, não só pelo seu bom gosto, mas também por seu valor nutricional. É uma rica fonte de ácido ascórbico (vitamina C), ácido fólico, vitamina B6, flavonóides, pectina e fibra alimentar. Contém também uma quantidade significativa de minerais como o sal de potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre, etc. Pode ser de grande ajuda em muitas doenças, como hipertensão arterial, endurecimento das artérias, prisão de ventre, escorbuto, doenças do coração e úlcera estomacal. Além disso, contém antioxidantes, que são eficazes na proteção do organismo de radicais livres nocivos.


Hoje em dia, muitas pessoas não deixam de colocar a laranja em suas dietas diariamente, por ser uma fonte barata de vitamina C, que é uma vitamina essencial para o organismo. Pelo fato dos seres humanos não produzi-la é de fundamental importância consumi-las (Vitamina C ajuda o corpo a crescer, curar feridas e combater as infecções).
Acredita-se que a laranjeira é nativa originalmente do Vietnã, Índia e sul da China. Atualmente ela é cultivada em áreas tropicais e subtropicais de todo o mundo, especialmente no Brasil e nos Estados Unidos, que juntos representam grande parte da produção mundial. Em cada região há muitas variedades diferentes de laranja, que diferem principalmente pelo sabor que varia do doce ao amargo. São utilizadas e consumidas de diversas formas.

 
A fruta descascada é comumente consumida fresca, ou espremida para preparo de suco. Geralmente a casca é transformada em ração animal. A flor de laranja que é extremamente perfumada, em muitos países é tradicionalmente associada com boa sorte. Por isto tem sido muito utilizada em buquês de noiva e coroas de cabeça para casamentos. A essência extraída da flor de laranjeira é um componente muito utilizado na fabricação de perfumes.
                      O Caju


Do caju, você só come a castanha? Pois não sabe o que está perdendo. O pseudofruto (a polpa é, na verdade, um tipo de caule) tem uma quantidade absurda de vitamina C, a laranja, coitada, perde feio - e de compostos fenólicos.

"A altíssima concentração dessas substâncias garante a ele um ótimo poder de fogo contra os radicais livres, ajudando a retardar o envelhecimento da pele e barrar o aparecimento de doenças", diz a nutricionista Elma Regina Wartha, que dedicou sua tese de doutorado ao caju.
Tipicamente brasileiro, ele também é rico em fibras, ácido fólico (previne fraqueza e irritabilidade), vitaminas do complexo B (evitam dermatite e até memória fraca) e outras duas célebres vitaminas antioxidantes, a A e E.
Ainda tem potássio, ferro e cálcio e quase nada de calorias: 56 46 numa unidade grande (100 g). Se você não gosta do caju puro, vá de suco: bata a polpa de três cajus (retire a castanha e a ponta mais estreita) com 1 litro de água, adoçante a gosto e suco de 1 limão. Coe e sirva gelado.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

alguns truques culinário

  • BANHO-MARIA:

Para que a temperatura da água fique mais alta, deite-lhe um pouco de carbonato de sódio.

  • BOLO DE CHOCOLATE:
Para que o bolo de chocolate fique molhadinho acrescente a massa uma maçã ralada, não altera o sabor e deixa o bolo molhadinho na medida certa.
  • Se gosta do bolo de chocolate bem escuro, acrescente a massa uma colherinha (café) de bicarbonato de sódio.
  • Quando fizer um bolo de chocolate sempre acrescentar ao chocolate um colher de café de bicarbonato de sódio, isso ajudara no crescimento do bolo.
  •  BOLO FOFINHO:
  • Para se obter um bolo bem fofinho substitua a manteiga ou margarina pela mesma quantidade, no caso cada colher de manteiga substitua por óleo.
E obterá um resultado inigualável colocando-se bastante manteiga ou margarina para untar a forma.


Sabe o que acontece? o bolo ficará macio e não perderá o sabor da manteiga

Para eliminar a baba do quiabo, lave-o ainda inteiro, seque-o e coloque-o numa tigela com um pouco de suco de limão, deixando repousar durante 15 minutos. Depois lave ligeiramente, corte e cozinhe.

Para que as batatas fritas fiquem bem sequinhas, depois de cortadas, coloque-as em água fervendo por alguns minutinhos e, em seguida, em água com gelo. Escorra bem, frite em bastante óleo e escorra em papel-toalha.

Se os biscoitos grudarem na assadeira, coloque-os sobre a chama do fogão durante alguns segundos. Eles soltarão facilmente.

Dica nutritiva: em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use aveia , farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de saudável, o bolo adquire uma textura diferente.

O peixe não gruda na assadeira e fica com mais sabor se o fundo da assadeira for forrado com uma camada de fatias de batatas cruas.

Iogurte com cebola ralada é uma mistura muito gostosa para se colocar sobre batatas assadas


Para empanar pedaços de frango sem fazer sujeira, coloque a farinha dentro de um saco plástico. Junte os pedaços de frango e chacoalhe até misturar bem.

Um molho de tomate rápido?



Refogue 1 lata de tomates pelados no azeite com alho picado por 5 minutos. Junte 1 xícara de suco de laranja e cozinhe por 10 minutos. Sirva sobre massas, pizzas, etc.

Uma cobertura de bolo rápida e fácil?



Misture partes iguais de creme de leite e iogurte natural. Adoce com açúcar de confeiteiro


Quer gelar a champanha em 20 minutos?


Coloque cubos de gelo num balde, alguns copos de água gelada e 4 colheres (sopa) de sal, de preferência grosso. Acomode a garrafa e complete com água e gelo até encher. Esta dica serve para gelar vinhos e cerveja.


PENSAMENTO


"MUITAS FLORES SÃO COLHIDAS CEDO DEMAIS.ALGUMAS.MESMOAINDA EM BOTÃO HÁ SEMENTES QUE NUNCA BROTAM E HÁ AQUELAS FLORES QUE VIVEM A VIDA INTEIRA ATÉ QUE,ABRAM A PÉTALA POR PÉTALA,TRANQUILAS,VIVIDAS,SE ENTREGUEAM AO VENTO."
















quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Medidas e Equivalências

Líquidos:
1 xícara 240 ml. - 1/4 de xícara 60 ml.
1/2 xícara 120 ml. - 1 colher (sopa) 15 ml.
1/3 de xícara 80 ml. - 1 colher (chá) 5 ml.

Chocolate em pó:
1 xícara------- 90g.              1/4 de xícara -------20g.
1/2 xícara-----45g.              1 colher (sopa)------ 6g.
1/3 xícara---- 30g.

Manteiga (ou gordura vegetal):
1 xícara-------- 200g.           1/3 xícara----------- 65g.
1/2 xícara----- 100g.           1 colher (sopa)---- 15g.

Açucar:
1 xícara-------- 180g.            1/4 xícara------------45g.
1/2 xícara------- 90g.           1 colher (sopa)-----12 g.
1/3 de xícara 60g.

Farinha de trigo:
1 xícara---------120 g.           1/4 xícara------------30 g.
1/2 xícara------- 60g.            1 colher (sopa)---- 7,5g.
1/3 xícara------- 40g.


DICAS CULINÁRIA

1-COMO EVITAR QUE O CREME DE LEITE TALHE?
R-Sua consistência delicada sofre alterações com fervura,especialmente se fizerem parte da receita ingredientes ácidos,como tomate ou suco de limão.Para aquecer pratos em que o creme de leite já tenha sido acrescentado,é aconselhável empregar fogo brm baixo ou banho-maria.

2-COMO ELIMINAR A BABA DO QUIABO?
R-Lave-o,seque-o e coloque-o inteiro em uma tigela com suco de limão por cerca de 15min.Lave-o,corte-o e cozinhe.
Outa dica é:depois de lavdo e enxuto refogue-o sem nada até secar a baba.

3-COMO FRITAR CARNE,SEM JUNTAR AGUA?
R-Deixe a gordura ficar bem quente e frite a carne,não tampe a panela e não mexa até a salmora ter secado,o mesmo se aplica ao bife para ficar torradinho,coloca no oleo quente e só vira qdo estiver frito.´

4-COMO ACERTAR O PONTO DO CREME Para verificar o ponto certo de cremes doces ou salgados, usamos a técnica de molhar a colher de pau no creme e depois passar o dedo nas costas da colher para formar um caminho. Se ele (o caminho) ficar limpo, isto é, se o creme não escorrer, está pronto. É uma maneira segura e fácil de não deixar o creme nem muito líquido nem muito grosso

5-COMO FAZER RICOTA EM CAS?
É mais simples do que parece.
1- Ferva 4 litros de leite com ½ xícara de suco de limão. Quando talhar (o soro fica separado da gordura).
2- coloque o leite numa fralda ou pano bem fino , amarre como uma trouxinha e deixe escorrer por, no minimo, 5 horas .
3- Abra a trouxinha , retire a ricota, coloque num recipiente fechado
e leve a geladeira.


6-O QUE FAZER COM O LEITE QUE TALHOU?
1- Junte para cada 1 litro de leite que talhou ao ferver, 1 colher de sal grosso, deixe ferver 5 minutos.
2- Faça como no procedimento acima para escorrer.
Essa ricota por ser salgada só serve para preparacões de pratos salgados


7-BANHO-MARIA Quando fizer receitas assadas em banho-maria, leve uma assadeira grande no forro do forno, ponha água fervendo e a forma de pudim ou outra receita sobre ela. Conserve a assadeira sempre com água quente.

8-COMO MEDIR MANTEIGA GELADAUma boa dica para medir 1/2 xícara de manteiga gelada é colocar 1/2 xícara de água numa xícara de medidas e ir acrescentando a manteiga gelada, em pedacos, até a água atingir a altura de 1 xícara. Quando a receita pede 1/4 de xícara de manteiga gelada voce coloca 1/4 xícara de água na xícara de medidas e vai colocando a manteiga até atingir a 1/2 xícara. Sempre o dobro.

9-COMO DESCASCAR OVO DE CODORNAPara retirar com facilidade a casca do ovo de codorna depois de cozido, pegue uma tesoura e faca um corte do lado mais chato ( mais gordo ) do ovo, onde fica a bolsa de ar. Assim a casca sairá com mais facilidade e o ovo não vai ficar machucado.

10-SALVANDO UM CREME EMPELOTADOSe o seu creme empelotar enquanto cozinha, coloque-o no liquidificador e bata.
Ele ficará liso novamemte.



quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Bufett em Fortaleza


 La Maison Buffet, no bairro Dunas


Gelatina de Damasco

Ingredientes


- 1 lata de leite condensado light
- 1 lata de creme de leite light
- 1 vidro de leite de coco light
- 5 damascos picados
- 12 g de gelatina em pó sem sabor
- 1/2 xícara (chá) de água quente

Modo de Preparo


Hidrate a gelatina na água quente. A seguir, coloque todos os ingredientes no liquidificador (menos a gelatina) e bata até obter um creme homogêneo. Acrescente a gelatina e bata mais um pouco. Retire e coloque numa forma para pudim. Leve para gelar por 6 horas. Retire da geladeira e desenforme. Decore com damasco.
a href="http://oficina-do-gif.blogspot.com/" target="_blank">

aniversário minha filha Karla.

aniversário minha filha Karla.

minha família

minha família

Minha família,falta minha caçulinha.

Minha família,falta minha caçulinha.

bons tempos,almoço na praia.

bons tempos,almoço na praia.