Ingredientes- 4 postas bacalhau demolhado
- 1.50 kg batatas
- 1 dl azeite
- 2 und. cebolas
- 3 dentes alho
- 50 g farinha
- 40 g manteiga ou margarina
- 5 dl 3.5 de leite e 1.5 de natas
- q.b. sal, pimenta e noz moscada
- q.b. sumo de limão e queijo ou pão ralado
Como fazer Bacalhau com natas à Bracarense
- 1Coza o bacalhau em 0,5 litro de água durante três minutos. Retire-o, escorra e limpe-o de peles e de espinhas sem o desmanchar. Reserve a água.
- 2Entretanto, descasque as batatas e as cebolas. Lave as batatas, corte-as às rodelas e frite-as em óleo quente, sem deixar alourar. Escorra-as bem e envolva-as em papel absorvente para lhes tirar o excesso de gordura, e tempere-as com sal. Corte as cebolas às rodelas finas e leve-as ao lume num tacho com o azeite, juntamente com alho picado, e deixe refogar até alourarem (pouco).
- 3Prepare o molho béchamel: derreta a manteiga num tachinho, acrescente a farinha duma só vez e mexa com colher de pau; junte, aos poucos 5 dl de água da cozedura do bacalhau, mexendo sempre; junte depois o leite e as natas e mexa até engrossar; e, finalmente, retire do lume e tempere com sal, pimenta, noz moscada e sumo de limão.
- 4Coloque num tabuleiro untado previamente com manteiga, metade das batatas e da cebolada; por cima o bacalhau e sobre este as restantes batatas e cebolada; regue a superfície com molho béchamel, polvilhe com queijo ou pão ralados e leve ao forno aquecido a 190ºC até alourar bem. Sirva de seguida acompanhado de uma salada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário